31 março, 2011

REQUISITOS PARA ATRAVESSAR O DESERTO


Ex. cap.12  ver.11



         Segundo o contexto do versículo 11, observamos a ordem de Deus aos filhos de Israel, para se prepararem para a partida do Egito, que aconteceria logo após comerem a páscoa do Senhor e a última praga ser derramada sobre o Egito (a morte dos primogênitos).  
         Para começarem a viagem através do deserto, o povo de Deus precisava se preparar, seria necessário observar três requisitos  indispensáveis para chegar ao objetivo (Canaã, a terra prometida).
         Nos nossos dias, a igreja do Senhor Jesus, atravessa por muitos desertos na sua caminhada rumo à Canaã Celestial. O mundo é um verdadeiro deserto espiritual, cultural e moral, sendo assim, a igreja do Senhor precisa observar os preceitos da Palavra de Deus e ter consigo os mesmos requisitos  que o Senhor ordenara aos filhos de Israel, para atravessar o deserto. 

 1° OS LOMBOS CINGIDOS
         O ato de cingir os lombos era amarrar um cinto de couro ou tecido sobre a cintura, para dar firmeza às vestes ou armadura dos soldados, o qual também sustentava a espada e outros instrumentos de batalha.
Simboliza:   Revestimento de Força e Poder (Unção do espírito Santo)
Força:     2 Sm. 22.40  “Me cingiste de força para a peleja...”
Alegria:     Sl. 30.11 “...e me cingiste de alegria”
Verdade:     Ef. 6.14  “tendo cingido os lombos com a verdade”

2º SAPATOS NOS PÉS
         Como os israelitas enfrentariam o duro e árido deserto do Sinai, muita areia e pedregulhos, poderiam ferir seus pés, bem como pisarem em alguma coisa mortífera ou contaminada. Assim os sapatos serviriam para a proteção e segurança durante a caminhada; Para nós crentes em Jesus, ter os “sapatos nos pés”, tem um sentido espiritual muito relevante.
Simboliza:    
      -- Estar livre do contato com as coisas impuras deste mundo. Pv 1.16  / 6.18   Is 59.7 “pés que correm para o mal e se apressam para a morte”  (inclinação ao pecado).
      -- Prontidão para fazer a Obra de Deus.  Ef 6.15 “Tendo vossos pés calçados na preparação do Evangelho da Paz”... (Pregação do Evangelho).

 3º CAJADO NA MÃO
      O Cajado ou Bordão  é uma vara longa, com uma das extremidades arqueadas que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.
       É um cetro real, símbolo de autoridade, unção e poder dados por Deus ( Salmo 110:2)
Exemplos:  - O cajado dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.
                 - O cajado de Moisés ( Ex 4.17 ).                                                                      
      Sendo assim, o cajado simboliza o ministério de cada servo de Deus, os talentos e dons que Deus dá aos seus filhos conforme sua vontade    ( Hb 2.4 ).
OBS: O cajado era feito de madeira, era talhado com ferramentas até ficar do comprimento e espessura ideais para cada pastor, sem caroços, rachaduras e farpas. Assim também nosso ministério deve ser talhado ou moldado pela ferramenta (Palavra de Deus) até estar na “medida certa” para ser útil no Reino de Deus”  .

Nenhum comentário: