02 agosto, 2011

REGENERAÇÃO ESPIRITUAL EZ 37.1-10

       O Capitulo 37 de Ezequiel, relata uma visão que teve o profeta sobre a situação em que se encontrava o povo de Deus, quando de seu cativeiro na Babilônia. Nessa revelação dada por Deus ao profeta, ele vê um vale cheio de ossos secos, que tanto representava a situação física do povo, que havia deixado para trás sua terra, seus bens materiais e seus familiares, bem como seu estado de total miséria espiritual, longe de seu Templo, local de adoração à Deus. Demonstrava uma vida de total desanimo e frustração, conforme a palavra profética do Salmo 137.
 No texto, podemos destacar três pontos importantes na situação em que estavam aqueles ossos:

1 – OS OSSOS ERAM NUMEROSOS
Podemos nomear alguns ossos que ali estavam, por exemplo:
Tristeza, queixas, decepção, amargura, miséria, inveja, ódio, rivalidade, desobediência, murmuração; sentimentos que muitas pessoas guardam em seus corações, coisas que as impedem de viver uma vida espiritual abundante e cheia da presença de Deus.

2 – OS OSSOS ESTAVAM SEQUÍSSIMOS
Significa que eram ossos velhos, à muito tempo estavam naquela situação. Retrato de muitos cristãos que passam anos freqüentando uma igreja, vivendo seu religiosismo tradicionalista, numa vida espiritualmente vazia e “seca”, como se encontravam aqueles ossos.

3 – ESTAVAM DESCONJUNTADOS E MISTURADOS
Se encontravam fora de ordem, desunidos, esparramados por todo o vale. Precisavam ser reorganizados, cada um voltando ao seu lugar de origem para que pudessem ser revividos.

O texto nos mostra que Ezequiel recebeu a ordem de Deus para proferir uma palavra profética àqueles ossos, os quais, ao ouvirem a Palavra de Deus, foram envolvidos em 5 acontecimentos:
1 – HOUVE UM RUÍDO v.7

Os ossos se moveram, juntaram-se cada ossos ao seu osso, cada junta à sua juntura, fazendo um grande barulho que ecoava em todo o vale. Algo assim deve acontecer com algumas igrejas onde em seus cultos, ninguém abre a boca para glorificar à Deus, cultos silenciosos que mais parecem velórios, nos quais,  se cair uma agulha no chão, todos ouvem o ruído dela. Precisam receber uma palavra profética para ressuscitarem espiritualmente.

2 – FORAM REGENERADOS v.8
Assim que os ossos foram juntados, cada um ao seu lugar, o texto diz que os ossos receberam nervos, cresceram carne e estendeu-se a pele sobre eles; já não eram apenas caveiras, mas corpos completamente regenerados, prontos para receberem a porção do Espírito para que pudessem ficar em pé, na presença de Deus.

3 – OS CORPOS REVIVERAM v.10
Conforme a ordem do Senhor, Ezequiel profetizou, nesse momento o Espírito veio dos quatro ventos e entrou naqueles corpos, e eles reviveram.

4 – SE PUSERAM EM PÉ v.10
Quando reviveram, levantaram-se e colocaram-se em pé, e já não eram apenas corpos desunidos, mas um exército grande em extremo, preparado para encarar as batalhas da vida. Um exército preparado para lutar e vencer (Cheios do Espírito Santo).

        “Que Deus, assim como restaurou a vida espiritual do povo de Israel, representado por aquele vale de ossos secos, venha restaurar espiritualmente nossas igrejas para que possam cumprir seu papel nesse tempo do fim, com Graça e unção do Espírito Santo.”