29 junho, 2011

O Cristão e as Tempestades da Vida - Lc 8.22-25

É fato que sendo nós cristãos, filhos Deus, não estamos livres de passarmos situações adversas em nossas vidas. Temos dias de bonança, mas também temos dias de tempestade, quando enfrentamos o mar revolto de nosso cotidiano. Os discípulos de Jesus tiveram esta experiência, quando navegavam no mar da Galiléia, e dessa viagem, podemos tirar algumas lições importantes em alguns pontos do texto bíblico:


1º Num daqueles dias
Segundo a narração de Lucas, “num daqueles dias”, quer dizer que era um dia comum do cotidiano, não era um dia de sábado nem um dia de festa especial. Os acontecimentos e nossas vidas não escolhem dias especiais para acontecer, sejam bons ou ruins, seja calmaria ou tempestades. A qualquer momento podemos nos deparar com situações inusitadas.

2º e disse-lhes, passemos
Jesus demonstra nessa expressão, que estava determinado a passar para a outra margem do Lago, Ele como Mestre e Senhor, estava no controle, sendo assim nada poderia impedi-los de chegar ao objetivo. Nós servos do Senhor Jesus, temos que ter determinação para fazer a Obra do Senhor, ou qualquer outro empreendimento em nossas vidas.

3º e partiram
Mediante a palavra do Mestre, iniciaram a viagem. Toda viagem, todo projeto, todo empreendimento deve ser iniciado quando chega a hora certa. Quando o Senhor dá o sinal verde para começarmos, não devemos exitar, mas agir com Fé no Senhor Jesus.

4º navegando eles, adormeceu
Por que Jesus adormeceu? Porque (navegando eles) os discípulos tomaram a direção do barco, Jesus foi até a popa, deito-se e adormeceu, pois não havia nada para fazer, os discípulos assumiram o trabalho de Jesus, conduziram o barco, tratando o mestre apenas como um simples passageiro.

5º sobrevindo a tempestade no Lago, eles estavam em perigo
Confiando em suas experiências marítimas, tomaram a direção do barco, deixando Jesus adormecido na popa. Quando a tempestade se levantou no lago, o barco se enchia de àgua começando a afundar, e eles estavam em perigo de vida, porque Jesus não estava conduzindo o barco.

6º Mestre, perecemos
Os discípulos que antes, tão confiantes em suas experiencias pessoais e conhecimentos marítimos, agora estão desesperados dizendo: Mestre, perecemos, já se contavam perdidos com medo da morte. Jesus levanta-se, repreende os ventos e faz-se bonança. Tantas vezes em nossas vidas, nos desesperamos com situações adversas e esquecemos que é só clamar ao Senhor, que Ele se levanta para nos socorrer.

7º E disse-lhes: Onde está a vossa fé
Jesus lhes fez essa pergunta, já sabendo onde estava a fé dois discípulos. A fé deles estava no Lago, estavam acostumados a pescar alí, pensavam que sabiam tudo sobre aquele lago e firmaram sua fé nele pois não era comum haver tempestades alí.

8º Maravilharam-se dizendo: Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem
Atônitos, reconheceram que o Senhor deve estar no controle e tem poder sobre todas as coisas.

“Queridos, precisamos aprender a deixar Jesus pilotar nosso barco. O mestre precisa dirigir nossas vidas, pois não sabemos que hora chegam as tempestades no nosso dia à dia. Não podemos deixar Jesus na “popa” da nossa embarcação como fizeram os discípulos, mas na Proa, e assim o Senhor nos livrará de todos os perigos que nos cercam e as tempestades da vida não nos pegarão desprevenidos.”